Prezados leitores, o bullying é uma agressão muitas vezes psicológica e até mesmo física, cometida por um determinado grupo de pessoas em relação à outra pessoa ou grupo. O bullying, segundo especialistas, ocorre apenas entre pessoas da mesma classe, ou seja, em uma escola o bullying ocorre apenas de aluno contra aluno, de professor contra professor, mas não de aluno contra professor ou vice-versa, porém, segundo as vitimas dessa violência vil, não é bem assim.
Geralmente, o agressor, nos casos de jovens contra jovens, é alguém que sofre das mesmas violências, seja no antro familiar, como no social. A isso, especialistas chamam de circulo de agressões, é quase como um efeito dominó. Todavia, nem sempre a pessoa agredida responde a pressão psicológica agredindo a outrem.
Os efeitos causados pelo bullying compreendem não só a parte emocional da vítima, como também física e social.
As razões que levam a uma pessoa tornar-se um alvo dessa mazela são diversos, pode ir deste o mais ínfimo e fútil motivo ao mais cobarde, - o modo de falar, de agir, a anatomia, demonstrações de intelecto, e por ai prossegue uma lista demasiado comprida de pseudas razões.
Comumente, as vítimas dessas agressões – muitas vezes por medo de agressões piores -, não se manifesta em prol de sua defesa, ou seja, não procura ajuda; apenas quando o problema atinge proporções homéricas é que os familiares da vítima percebem do problema e buscam ajuda. Muitas vezes demasiado tarde, e as sequelas deixadas marcam a vida da pessoa para sempre.
São inúmeros os noticiários relatando casos de bullying, que na maioria das vezes acaba em tragédia.
O bullying já é considerado por muitos especialistas no assunto, sociólogos e analistas como “o mal do século”, uma das muitas mazelas da sociedade, que denota a pobreza de espírito de muitas pessoas que cometem essa violência terrível contra outrem.
Bullying deveria - se já não é -, ser considerado um Atentado contra a Honra, o que pela nossa retrógrada constituição, é um crime passível de ser punido deste uma mera multa a até uma detenção, cuja pena varia de acordo a gravidade da falta.
Um dos maus da atual sociedade, é que mediante a infâmia, calam-se. Não procuram seus direitos constitucionalizados desde 1988. Embora nossa constituição necessite de adequações aos nossos tempos, é ela quem garante nossos direitos e nossos deveres, mantendo organizada a sociedade.
Diga NÃO ao bullying, esta mazela da sociedade.
Farias, M. S. "Bullying, a mazela da sociedade atual". Março de 2011. www.livredialogo.blogspot.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!