Escrever é bem mais do que simplesmente
arranjar palavras com tinta; do que saber onde, quando, como e qual vocábulo
empregar. Não se trata somente de seguir à risca as normas de Gramática e
Sintaxe, e sim de encadear e desenvolver ideias. Há textos cuja aparência é
sofrível, contudo, sua essência é fascinante! Um texto gramaticalmente mal
construído, porém inteligível, com ideias bem estruturas e argumentos
bem trabalhos é facilmente consertado por alguém que mantenha um
"relacionamento estável" com a Língua Portuguesa. Mas a recíproca não
é verdadeira: um texto bem construído, porém de conteúdo supérfluo, mal
trabalhado ou mesmo inexistente é apenas um belo corpo sem alma; um fruto sem
polpa; apenas casca.
Compor exige toda uma engenharia intelectual, pois é na escrita que se concatenam todas as áreas do conhecimento - atrevo-me a dizer que é justamente nela que o conhecimento apresenta-se de fato: sem a divisão cartesiana empregada pelas instituições de ensino e que, infelizmente, é mantida pela maioria dos indivíduos ao longo da vida.
Compor exige toda uma engenharia intelectual, pois é na escrita que se concatenam todas as áreas do conhecimento - atrevo-me a dizer que é justamente nela que o conhecimento apresenta-se de fato: sem a divisão cartesiana empregada pelas instituições de ensino e que, infelizmente, é mantida pela maioria dos indivíduos ao longo da vida.
Se
pararmos para refletir um instante podemos inferir que a linguagem é a mais
divina, a mais sagrada das dádivas humanas; a maior forma de poder que o ser
humano é capaz de desenvolver. Foi justamente a capacidade de comunicação,
dentre outros aspectos fisiológicos, que, segundo autores como David Coimbra,
em "Uma História do Mundo", nos fez sobressair a todas as outras
formas de "homo" conhecidas.
Hitler,
por exemplo, utilizou-se tão-somente de sua habilidade dialética para dominar a
Alemanha; conquistou seus compatriotas de tal forma que estes dispuseram suas
vidas em prol de uma utopia insana e psicopática. O Führ pode não ser um modelo
de homem, mas certamente é um dos maiores exemplos do que podem as palavras.
Gandhi, por sua vez, guerrilhou contra o imperialismo britânico e os fuzis das
milícias com a mais poderosa arma de que dispunha: a fala e o exemplo.
Os
essênios, segundo consta, consideravam a fala algo tão sagrado que viviam a
maior parte do tempo em silêncio, refletindo. Hoje, contudo, a necessidade de
comunicar tudo quando pensamos, presenciamos ou sentimos, a simples necessidade
de falar tem tornado esse aspecto da linguagem algo mui esquecido, ou mesmo
banalizado, embora seu poder seja sempre o mesmo.
Recentemente,
em função de um trabalho para a disciplina de Produção Textual, é que pela
primeira vez senti o grande hiato que existe entre "escrever bem" e
construir um texto, de fato. Por melhor que minha estimada professora avaliasse
o material que lhe entreguei, segundo as competências exigidas, eu sinceramente
não me encontro satisfeito com o que produzi. Sempre que releio a dissertação
tenho a nítida impressão de estar segurando apenas a carcaça de algo.
Eu não
consegui identificar-me, relacionar-me com o tema da atividade, de modo que
produzi algo, como eu poderia dizer?, "alheio" a mim. Não consigo
deglutir aquelas linhas, muito menos adentrar naquele tema que me parece tão
prolixo, tão complexo.
Sinto-me, com isso, bastante incompetente. E é justamente porque percebo imerecida qualquer menção elogiosa àquele material, considerando sua essência, que grafo estas linhas não como uma crítica a quem quer que seja, mas sim como que um "desafogo"; espécie de "análise de consciência".
Sinto-me, com isso, bastante incompetente. E é justamente porque percebo imerecida qualquer menção elogiosa àquele material, considerando sua essência, que grafo estas linhas não como uma crítica a quem quer que seja, mas sim como que um "desafogo"; espécie de "análise de consciência".
"A
expressão vocabular humana não sabe ainda e, provavelmente, não o saberá nunca
conhecer, reconhecer e comunicar tudo quanto é humanamente experimentável e
sensível." (José Saramago).
Farias,
M.S.: "Escrever bem ou de fato construir um texto?". Novembro de 2013.
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