quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escrever bem ou de fato construir um texto?

Escrever é bem mais do que simplesmente arranjar palavras com tinta; do que saber onde, quando, como e qual vocábulo empregar. Não se trata somente de seguir à risca as normas de Gramática e Sintaxe, e sim de encadear e desenvolver ideias. Há textos cuja aparência é sofrível, contudo, sua essência é fascinante! Um texto gramaticalmente mal construído, porém inteligível, com ideias bem estruturas e argumentos bem trabalhos é facilmente consertado por alguém que mantenha um "relacionamento estável" com a Língua Portuguesa. Mas a recíproca não é verdadeira: um texto bem construído, porém de conteúdo supérfluo, mal trabalhado ou mesmo inexistente é apenas um belo corpo sem alma; um fruto sem polpa; apenas casca.
Compor exige toda uma engenharia intelectual, pois é na escrita que se concatenam todas as áreas do conhecimento - atrevo-me a dizer que é justamente nela que o conhecimento apresenta-se de fato: sem a divisão cartesiana empregada pelas instituições de ensino e que, infelizmente, é mantida pela maioria dos indivíduos ao longo da vida. 
Se pararmos para refletir um instante podemos inferir que a linguagem é a mais divina, a mais sagrada das dádivas humanas; a maior forma de poder que o ser humano é capaz de desenvolver. Foi justamente a capacidade de comunicação, dentre outros aspectos fisiológicos, que, segundo autores como David Coimbra, em "Uma História do Mundo", nos fez sobressair a todas as outras formas de "homo" conhecidas.
Hitler, por exemplo, utilizou-se tão-somente de sua habilidade dialética para dominar a Alemanha; conquistou seus compatriotas de tal forma que estes dispuseram suas vidas em prol de uma utopia insana e psicopática. O Führ pode não ser um modelo de homem, mas certamente é um dos maiores exemplos do que podem as palavras. Gandhi, por sua vez, guerrilhou contra o imperialismo britânico e os fuzis das milícias com a mais poderosa arma de que dispunha: a fala e o exemplo.
Os essênios, segundo consta, consideravam a fala algo tão sagrado que viviam a maior parte do tempo em silêncio, refletindo. Hoje, contudo, a necessidade de comunicar tudo quando pensamos, presenciamos ou sentimos, a simples necessidade de falar tem tornado esse aspecto da linguagem algo mui esquecido, ou mesmo banalizado, embora seu poder seja sempre o mesmo.
Recentemente, em função de um trabalho para a disciplina de Produção Textual, é que pela primeira vez senti o grande hiato que existe entre "escrever bem" e construir um texto, de fato. Por melhor que minha estimada professora avaliasse o material que lhe entreguei, segundo as competências exigidas, eu sinceramente não me encontro satisfeito com o que produzi. Sempre que releio a dissertação tenho a nítida impressão de estar segurando apenas a carcaça de algo.
Eu não consegui identificar-me, relacionar-me com o tema da atividade, de modo que produzi algo, como eu poderia dizer?, "alheio" a mim. Não consigo deglutir aquelas linhas, muito menos adentrar naquele tema que me parece tão prolixo, tão complexo.
Sinto-me, com isso, bastante incompetente. E é justamente porque percebo imerecida qualquer menção elogiosa àquele material, considerando sua essência, que grafo estas linhas não como uma crítica a quem quer que seja, mas sim como que um "desafogo"; espécie de "análise de consciência". 

"A expressão vocabular humana não sabe ainda e, provavelmente, não o saberá nunca conhecer, reconhecer e comunicar tudo quanto é humanamente experimentável e sensível." (José Saramago).


Farias, M.S.: "Escrever bem ou de fato construir um texto?". Novembro de 2013.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.