segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ler e Crescer.

A leitura talvez seja dos hábitos o mais saudável. Ler é viajar por mundos e lugares, conhecer culturas e sociedades sem sequer sair de seu cômodo sofá.

Nas páginas dos livros entretemos a mente e a estimulamos a pensar, e desenvolver a imaginação. Adquirimos conhecimentos e expandimos nossos horizontes.

A leitura é sem dúvidas uma das ferramentas mais fidedignas dos estudantes, seja do ensino médio, fundamental, técnico ou universitário.

É comprovado cientificamente que, aqueles alunos que leem desde a primeira série, possuem um aprendizado mais rápido e dinâmico; desenvolvem um senso crítico mais coerente, além de terem muito mais facilidade de escrita e pronúncia das palavras.

Esses alunos em geral diferem um pouco dos demais, posto que, possuem uma fácil assimilação do conteúdo, além de uma base para alguns assuntos.

Certamente, os indivíduos que têm a prática da leitura, terão uma vida profissional agradável, visto que, sua capacidade cognitiva e de expressão é bem mais ampla em relação aos não-leitores.

O saudoso poeta Mário Quintana escreveu certa ocasião: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprendem a ler e não lêem”. Devo admitir que ele tem razão.

Bastantes pessoas, privadas do conhecimento das letras têm vontade de poder ler, mas, como não obtiveram instrução no pretérito, ora se veem incapazes de adquirir letramento, o que, diga-se de passagem, não é bem verdade.

Assim, vemos que, aqueles afortunados com o conhecimento das letras, que negam-se a ler, são os verdadeiros analfabetos, analfabetos de imaginação, de vontade.
Ler, ter o hábito da leitura, seja pela literatura em sua amplitude, seja por artigos de periódicos, magazines ou qualquer outra fonte de informação que utilize a correta grafia da “última flor do Lácio”, constitui uma importância suma à vida dos estudantes de hoje, dos profissionais de amanhã, dos cidadãos brasileiros.

A literatura abre portas e janelas, estimula a mente e encanta.

Ler é algo que, pela sua grande importância, pelos benefícios ao indivíduo leitor, deveria ser assiduamente influenciado aos estudantes durante toda a sua vida acadêmica, pois ler e crescer são sinônimos; sinônimo de alunos aplicados, cidadãos éticos e capazes, profissionais brilhantes.

O mundo, aliás, um mundo, cabe dentro de uma obra literária.




Farias, M. S. "Ler e Crescer". Outubro de 2011. www.livredialogo.blogspot.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.