terça-feira, 13 de maio de 2014

A redentora desprezada.

   Na data 13 de Maio de 1888, a Redentora, Sua Majestade Imperial, Dona Isabel I, Imperatriz Constitucional e Defensora Perpétua do Brasil, assinou a Lei Áurea concedendo liberdade ao povo negro. Depois que a lei áurea foi aprovada pelos deputados, o Documento foi apresentado para a assinatura da princesa Izabel, O Conde d’Eu, nessa ocasião, teria tido um momento de hesitação: “Não o assine, Isabel. É o fim da monarquia”. Ao que ela respondeu: “Assiná-lo-ei, Gaston. Se agora não o fizer, talvez nunca mais tenhamos uma oportunidade tão propícia. O negro precisa de liberdade, assim como eu necessito satisfazer ao nosso Papa e nivelar o Brasil, moral e socialmente, aos demais países civilizados”.
   É uma pena que, menos de um ano depois, os saqueadores tenham conseguido dar um golpe e acabar com nossa monarquia. Vejo muitos dizerem que a Imperatriz fez pouco em face do que o negro enfrentou a posteriori, todavia, não vejo nenhum desses reconhecer que o Império nunca teve oportunidade de implementar planos de inserção do negro à sociedade brasileira por causa do golpe republicano - e os republicanos nada fizeram pelos ex-escravos depois que usurparam o poder: difamaram a monarquia e prometerem o que nunca cumpriram!
   Há quem prefira enaltecer o 20 de novembro, em memória de um déspota traído pelos seus, do que reconhecer o ato de nobreza da eterna Defensora do Brasil - puro racismo... A Majestade contou, ao menos em sua época, com a lealdade daqueles que sempre confiaram em sua justiça e em sua propensão a este ato de genuína democracia. 
   13 de Maio é a verdadeira data da libertação, da proclamação da igualdade. 
Salve, Sua Majestade Imperial, Dona Isabel I, a Redentora, Imperatriz Constitucional e Defensora Perpétua do Brasil!

Farias, M.S.: "A redentora desprezada". Maio de 2014. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.