sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Musicalidade

A música é uma arte antiga que principiou com razões poéticas pelas mãos dos menestréis, pouco antes, porém, sem melodia, apresentou seus traços como canto gregoriano.

Ao decorrer dos anos passou por vários movimentos e períodos, como, por exemplo, o romanticismo e o barroco, respectivamente. Foi evoluindo.

Coetaneamente, nossa sociedade dispõe de vários gêneros e ritmos musicais, produto da evolução da música. Conquanto que hoje possamos dispor dessa variedade babélica, o conteúdo, o verso, já não traz algo aprazível como dantes. São letras pobres, vazias...

Não quero dizer que no século XXI não haja boa música, porque há. O problema é que já não há seletividade, senso crítico por parte dos ouvintes. Qualquer que seja o gosto que impõem a pressão social, logo é aceito.

Recentemente, um redator do site “Yahoo! Brasil” produziu um artigo no qual criticou seriamente a prática da idolatria por parte de fãs de músicos adolescentes, assim bem como a omissão dos pais ao consentirem em apoiar tal prática e os caprichos para preservá-la. Em meio a palavras um pouco acres e até mesmo agressivas, porém, em um padrão formal/culto da Língua Portuguesa, Regis, senão olvida a memória, disse que a juventude de hoje é vazia, incapaz de expressar-se com desenvoltura, corretamente através da Língua Portuguesa; pautando seu vocabulário por gírias e neologismos; e tendo como única forma de exteriorização dos sentimentos, a representação de um coraçãozinho feito pela junção das mãos. Ele atribuiu o sucesso de jovens do gabarito de Justin Bieber à incapacidade de interpretação dos fãs, que apreciam muito mais que suas letras musicais sem conteúdo, sua aparência genérica.

Concepções a parte, pode-se dizer que hoje não há mais músicas como outrora e a insipiência dos jovens colabora com isso. Não obstante, se avaliarmos de forma crítica encontrar-se-á ainda boa música.


Farias, M. S. Musicalidade. Outubro de 2011. www.livredialogo.blogspot.com

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 



Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.