
Desde a Revolução Industrial que se
passou a exigir do operário um maior grau de instrução e, com isto, gerou-se
também maior difusão e reformulação do ensino, da necessidade de conhecimentos
dentro da sociedade. Outro reflexo importantíssimo foi o aprimoramento
tecnológico que possibilitou o desenvolvimento científico, médico e bélico que,
por sua vez, durante a Guerra Fria, proporcionou o surgimento do meio de
comunicação que mais usamos hoje: a internet, além, claro, de subsidiar a
evolução dos demais. Hoje a internet disponibiliza indiscriminadamente qualquer
tipo de informação, afora proporcionar a interação social entre pessoas de
diferentes regiões, países e culturas, de modo que afeta muito amplamente o
comportamento das sociedades mundo a fora.
A maneira como homem interage com a
realidade está diretamente relacionada à sua educação, tanto que o aprendizado
é um processo de mudança do saber e do comportamento; quanto mais erudito mais
polido, mais hábil é o ser em lidar com os fatos e com os seus semelhantes. O
aprimoramento das TICs¹ vem
acelerando as mudanças nas áreas de conhecimento e no comportamento social em
função da necessidade de seu domínio no campo profissional e consequentemente
pessoal. O vislumbre que se tem é o da construção de um mundo cada vez mais
globalizado onde tudo e todos interagem reciprocamente interligados. O
resultado aponta ser um modelo de organização onde o desenvolvimento social e
econômico assentam-se sobre a informação enquanto elemento básico da construção
do saber.
Ademais, esta globalização do
conhecimento provoca a aproximação de culturas distintas e entrechoques de
conceitos e filosofias. Em certo nível isto pode causar relativos conflitos,
sobretudo em países mais orientais onde as culturas se apresentam muito
distintas das nossas. Por outro lado, esta oposição de filosofias e costumes,
quando observada sobre o prisma do respeito e do conhecimento, torna-se uma
valiosa fonte de informações que age no sentido de expandir os horizontes
cognitivos e intelectuais de quem se dispuser a analisa-las. Ao compreendermos
outras culturas, outras formas de ver o mundo, ampliamos nossas concepções e
nossa capacidade de comunicação e interação.
Desta forma temos que os avanços
científicos nos últimos cem anos proporcionaram uma vasta evolução tecnológica,
a qual afetou gravemente o comportamento social. A interação cada vez maior dos
povos vem constituindo uma espécie de novo padrão cultural mundial, sendo a
tecnologia o elo mais tangível. Este novo padrão, a seu turno, põem o
conhecimento como fundamento da produção de riquezas, bem-estar e qualidade de
vida dos cidadãos. Não obstante, a grande quantidade de informações, a que
estamos expostos faz surgir a necessidade da seletividade e valorização daquilo
que efetivamente possui qualidade, ou seja, o que ainda não possui uma
excessiva abstração dos dados. Esta necessidade de filtrar informações é uma
defesa contra a alienação, isto é, a supressão do senso crítico-reflexivo do
indivíduo, a sua capacidade de pensar e posicionar-se.
Farias, M.S.: "Sociedade do conhecimento". Outubro de 2013.http://livredialogo.blogspot.com.br/
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1. “Tecnologia da
Informação e Comunicação”.
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