sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sociedade do conhecimento

Hodierno vive-se em um mundo cada vez mais informatizado e conectado através de complexas ferramentas e dispositivos que possibilitam a praticamente qualquer indivíduo inteirar-se acerca daquilo que se passa em sua cidade ou do outro lado do planeta. Os avanços tecnológicos no último meio século puseram às mãos do homem uma absurda quantidade de informações qual também corroboraram à aceleração dos processos de globalização, mesmo o do conhecimento, promovendo, destarde, uma maior e mais ampla interação cultural.
Desde a Revolução Industrial que se passou a exigir do operário um maior grau de instrução e, com isto, gerou-se também maior difusão e reformulação do ensino, da necessidade de conhecimentos dentro da sociedade. Outro reflexo importantíssimo foi o aprimoramento tecnológico que possibilitou o desenvolvimento científico, médico e bélico que, por sua vez, durante a Guerra Fria, proporcionou o surgimento do meio de comunicação que mais usamos hoje: a internet, além, claro, de subsidiar a evolução dos demais. Hoje a internet disponibiliza indiscriminadamente qualquer tipo de informação, afora proporcionar a interação social entre pessoas de diferentes regiões, países e culturas, de modo que afeta muito amplamente o comportamento das sociedades mundo a fora.
A maneira como homem interage com a realidade está diretamente relacionada à sua educação, tanto que o aprendizado é um processo de mudança do saber e do comportamento; quanto mais erudito mais polido, mais hábil é o ser em lidar com os fatos e com os seus semelhantes. O aprimoramento das TICs¹ vem acelerando as mudanças nas áreas de conhecimento e no comportamento social em função da necessidade de seu domínio no campo profissional e consequentemente pessoal. O vislumbre que se tem é o da construção de um mundo cada vez mais globalizado onde tudo e todos interagem reciprocamente interligados. O resultado aponta ser um modelo de organização onde o desenvolvimento social e econômico assentam-se sobre a informação enquanto elemento básico da construção do saber.
Ademais, esta globalização do conhecimento provoca a aproximação de culturas distintas e entrechoques de conceitos e filosofias. Em certo nível isto pode causar relativos conflitos, sobretudo em países mais orientais onde as culturas se apresentam muito distintas das nossas. Por outro lado, esta oposição de filosofias e costumes, quando observada sobre o prisma do respeito e do conhecimento, torna-se uma valiosa fonte de informações que age no sentido de expandir os horizontes cognitivos e intelectuais de quem se dispuser a analisa-las. Ao compreendermos outras culturas, outras formas de ver o mundo, ampliamos nossas concepções e nossa capacidade de comunicação e interação.
Desta forma temos que os avanços científicos nos últimos cem anos proporcionaram uma vasta evolução tecnológica, a qual afetou gravemente o comportamento social. A interação cada vez maior dos povos vem constituindo uma espécie de novo padrão cultural mundial, sendo a tecnologia o elo mais tangível. Este novo padrão, a seu turno, põem o conhecimento como fundamento da produção de riquezas, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Não obstante, a grande quantidade de informações, a que estamos expostos faz surgir a necessidade da seletividade e valorização daquilo que efetivamente possui qualidade, ou seja, o que ainda não possui uma excessiva abstração dos dados. Esta necessidade de filtrar informações é uma defesa contra a alienação, isto é, a supressão do senso crítico-reflexivo do indivíduo, a sua capacidade de pensar e posicionar-se.

Farias, M.S.: "Sociedade do conhecimento". Outubro de 2013.http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com



1. “Tecnologia da Informação e Comunicação”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.