terça-feira, 15 de outubro de 2013

Àquele que leva a Luz do Saber

Dia dos professores, data tradicionalmente ignorada, este ano recebeu especial atenção de um feriado. Justo, afinal, cabe aos professores uma responsabilidade amedrontadora: modelar cidadãos, formar profissionais e, assim, cuidar do arcabouço de um país. Ser professor é bem mais que uma vocação ou simples escolha de uma profissão, e sim assumir a postura sacra daquele que leva a Luz do Saber àqueles que vivem na escuridão de um universo de horizontes ínfimos, incapazes de contemplar e compreender a beleza das estrelas mais distantes...  Todo aquele que toma para si esta tarefa árdua e consegue produzir, irradiar e transmitir a Luz torna-se um "Pontifex Maximus", isto é, seguindo-se o Latim à risca, o máximo construtor de pontes - não no sentido ortodoxo, mas pontes entre realidades, entre conhecimentos, promovendo, destarde, a evolução do ser.
Curiosamente não são todos os que conseguem desenvolver este dom da Luz; muitos se apagam durante o correr dos anos por inúmeras razões, outros, no entanto, nem chegam a alcançar o brilho e tornam-se guias à deriva de qualquer clarão...
O trabalho de construir pontes, como se é de supor, não é fácil. Nem sempre o terreno é plano ou o abismo tem fundo próximo, de modo que é necessário projetar, construir e mesmo revitalizar bases, construir diversos vãos até formar a ponte completa que permitirá que o peregrino contemple à luz do Saber novas terras e, à medida que avança, tornar-se um dia ele próprio capaz de iluminar o caminho e construir suas travessias...
Se o mentor não for hábil ele deformará seu aprendiz, pois não será capaz de levar-lhe luz ou construir-lhe as pontes necessárias e simplesmente o puxará pelas mãos e o conduzirá por pontes já feitas. Deste modo o aluno jamais aprenderá atravessar as pontes, a criar coragem de ir além, de passar por sobre abismos, tampouco aprenderá a construir ou a contemplar a luz.
Professores, de fato, são poucos. São cada vez mais raros os que amam sua profissão e a ela se dedicam de uma maneira tão insana que simplesmente não a concebem como trabalho, como algo que remeta a um instrumento medieval de tortura, mas como uma extensão de sua alma. São estes os que se tornam admiráveis, que conquistam uma classe sem muita dificuldade, que, igualmente, fazem a sala de aula ficar com um cheiro insuportável de neurônio queimado (risos).
Tive muitos educadores - e outros muitos eu ainda terei - mas professores, de fato, foram poucos. Poucos mas eternamente memoráveis.
Por isso, hoje, em face de tamanho menoscabo da educação e de seu profissional neste país é que mais do que nunca se deve cumprimentar respeitosa e orgulhosamente aos Professores. Por favor, jamais permitam que esta data torne-se um sinônimo de pesar e lembrem-se: labor omnia vincit!

Farias, M.S.: "Àquele que leva a Luz do Saber". Outubro de 2013. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.