quinta-feira, 17 de abril de 2014

Somente sorria e acene...

A pouco mais de duas semanas da data então prevista para a realização das provas do concurso público para provimento de diversas vagas em departamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, os candidatos continuam sem informações concretas quanto à liminar judicial que suspendeu o certame.
Ainda no início do corrente, por decisão de uma juíza do Amazonas, todo o processo seletivo foi embargado devido a uma irregularidade administrativa denunciada por alguns funcionários de carreira, com lotação no estado do Acre. Segundo esses funcionários, os quais representaram contra o MAPA, eles solicitavam, há longa data e pelas vias oficiais, remanejo para cidades mais próximas as de suas famílias, contudo, sempre tiveram os pedidos negados sob a justificativa de "falta de interesse da Administração". Todavia, por Lei, a Administração deveria antes atender aos pedidos de realocação existentes para, posteriormente, promover a seleção de novos funcionários de acordo à demanda por cargo e região.
Enquanto o processo tramita na Justiça, os candidatos aos cargos são mantidos "às cegas", sem saber a real situação do concurso e, o pior, temorosos de continuar a investir tempo e dinheiro no que pode converter-se num grande prejuízo.
A Consulplan, encarregada da aplicação das provas, diz que o MAPA está trabalhando para reverter à decisão e que, por ora, nada está certo e os candidatos devem prosseguir nos estudos, pois o cronograma está mantido até segunda ordem. 
Já o próprio Ministério parece estar nem um pouco preocupado com a situação: segundo especula-se, a instituição teria sido comunicada do processo e, mesmo assim, nada fez para evitar o embargo - do qual ora recorre. Em resposta oficial, por e-mail, o discurso do MAPA é incoerente: "[...] informamos que o concurso não foi suspenso oficialmente, estamos negociando via jurídica a realização do mesmo.". Não foi suspenso, mas estão negociando a realização? Isso parece mais o famoso "sorria e acene...", tendo em vista que este ano o Brasil sediará a Copa do Mundo e, também, realizará eletivas para a mais alta esfera administrativa. O MAPA tem funções importantes junto à alfândega, regulando a entrada de alimentos e insumos de acordo a legislação brasileira e, em ambos os casos, é indesejável ao Ministério mostrar-se em meio a um escândalo.
Enquanto o tal Gabinete se preocupa em manter as aparências, segue promovendo a mesma atitude que o colocou nessa situação: o desrespeito! Só que desta vez, o desrespeito não é apenas para com funcionários de carreira, mas também com centenas de candidatos.


***

http://noticiasdapecuaria.com.br/noticia/concurso-do-mapa-e-suspenso-por-liminar-da-justica
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/liminar-suspende-concurso-da-agricultura-para-796-vagas.html
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,112/2014/04/11/Selecao_Interna,422614/concurso-e-suspenso.shtml
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/04/11/internas_economia,498792/justica-federal-suspende-concurso-do-mapa-com-61-vagas-para-pernambuco.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.