terça-feira, 31 de julho de 2012

Compulsão ou compensação?


   A situação social e política do Brasil está ocasionando o caos em nossa “pátria amada”. Cada vez mais encontramos a corrupção tomando conta dos que possuem o poder temporário sobre os desígnios do povo. Pode-se concluir que seja a influência do famoso jeitinho brasileiro, que compele a estes senhores a praticarem crimes do “colarinho branco”, num verdadeiro paradoxo: o poder debanda do povo.

   Quando em 1500 disseram “terra à vista”, foi um ledo engano, aqui tudo é em suaves cotas. Após tivemos a “ordem e o progresso” ou seria desordem e regresso?

   De tudo o que mais sentimos como cidadãos cumpridores do dever, é que a prevaricação atinge a todos os setores, num liame em que o poder corrompe. Há uma compulsão ao delito, não importando a quantos se vai atingir, mas sim o lucro adquirido.

   Criam-se impostos – pomposas siglas que impressionam, mas “onde está o dinheiro? O gato comeu e ninguém viu...”

   Não temos direito à educação, saúde, segurança... Contudo temos o dever de pagar – pelo que fizeram com o nosso dinheiro. 

   Então, o país do samba, do carnaval e do futebol, desta pátria verde e amarela, esquece seus problemas, afinal é a época dos preparativos para sediarmos a Copa do Mundo, numa compulsão nacional somos todos brasileiros, esquece-se a compulsão que a muitos levou ao delito.

   O tempo passa e, tudo é uma outra história, e o nosso canarinho veste a fantasia, torna-se o Zé Carioca – com seu jeito astuto, dentro deste ícone estão os que cometem os crimes do colarinho branco, pois alçam voo para os “paraísos fiscais” com o que daqui retiraram.

   Pode-se falar em impunidade, peculato, prevaricação ou compulsão, mas não esqueçamos da força do voto, sejamos eleitores conscientes, pois como diz a letra de um hino do Rio Grande do Sul: “povo que não tem virtude, acaba por ser escravo...”

   Lopes, Alexandra da Costa. "Compulsão ou compensação?". Julho de 2012. livredialogo.blogspot.com.br
   Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Esta obra de Lopes, Alexandra da costa, foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive