segunda-feira, 12 de março de 2012

Manifesto.

Este ano começaram cedo as paralisações... Eu até compreendo os professores e acho que eles têm razão em reivindicar uma EDUCAÇÃO melhor, mas essas paralisações são uma 'protelação' das aulas, a final, eles terão de recuperar mais tarde...

Infelizmente, a educação é tratada tão mal pelos nossos políticos que, para se fazer ouvir é necessário agir de tal forma.

Muitas instituições de ensino públicas estaduais necessitam de revitalização, subsídios... Há educandários com salas com capacidade para 30 alunos atendendo 68 discentes. Enquanto isso há políticos (inúmeros) por aí que tem um dia confortável de trabalho, sentados à mesa em uma aprazível cadeira, numa sala cômoda, recebendo salários altíssimos (além dos benefícios) sem fazer praticamente nada, e a julgar pelo que se observa, deixando a educação como proposta à próxima eletiva. Ao mesmo tempo, professores enfrentam uma sala de aula abarrotada de alunos (como supracitado), esmerando-se para que todos os seus educandos compreendam os seus ensinamentos, muitas vezes enfrentando situações adversas, desinteresse e o mais. 

Não fosse o professor, não haveria político, engenheiro, médicos et coetera. O labor que desempenha o mestre é fundamental, e muitas vezes mais acerbo que o de um político (que por vezes não cumpre seu papel). Aliás, política não é (ou não deveria ser) profissão. A educação é o patrimônio mais valioso que se pode obter.

Reitero que não sou contra as manifestações e reivindicações feitas pelos professores diante de tamanho descaso para com a educação por parte de nossos governantes (que às vezes não cumprem a própria palavra...). Sou a favor da educação, da educação de qualidade. Opino que os alunos deveriam manifestar publicamente seu apoio aos professores, a final, as escolas existem em razão dos alunos, e como dito, não fosse o professor não haveria educação, tampouco outros profissionais.

Finalmente, para aqueles que (políticos ou não) acham que a educação está as ‘mil maravilhas’ e que isto é apenas verborragia, que se disponha a passar um dia como professor de escola pública estadual.

Valorizemos estes profissionais porque eles merecem. A educação é à base de qualquer sociedade; e sem professor não temos educação. Eis aqui meu apoio a eles.

Aos professores dos quais já fui aluno e dos que ainda o sou, obrigado! Obrigado por escolherem esta digna profissão, pelo profissionalismo e dedicação com que trabalham. 

   Farias, M. S. "Manifesto". Março de 2012. http://livredialogo.blogspot.com/
   Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. Permissões adicionais podem ser obtidas através do contato  discente.farias@gmail.com

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

1 comentários:

  1. Parabéns, Mateus!
    Que bom que todos reconhecessem o valor que tem o professor. Porque é muito difícil alguém reconhecer o valor da educação e, sendo jovem e inteligente pode bater no peito e caminhar de cabeça erguida. Deus te abençoe!
    Beijos, Tia Doralina Ulguim.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.