sexta-feira, 30 de março de 2012

Sociedade Virtual


1. Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado. Com o advento da internete compartilhar informações e relacionar-se com outras pessoas tornou-se algo deveras fácil, mas, entretanto, à sociedade coeva questiona-se os limites e o teor dos dados partilhados, o que abrange a privacidade intrínseca e também a interação entre os diversos públicos.

2. Há não mais que sessenta ou setenta anos corresponder-se com alguém que morasse distante era uma tarefa de aguardo, pois as missivas, muitas vezes, levavam semanas para chegarem a seus destinos. Coetaneamente, com a vinda da internete e suas ferramentas, tal prática leva segundos. Redes sociais nos permitem hoje compartilhar informações de qualquer natureza, fazendo do mundo virtual também um ambiente social sem fronteiras. Essa facilidade em dividir e obterem-se informações em tempo real gera grande assiduidade dos usuários à rede mundial de computadores.

3. Não existe faixa etária ou social com relação aos utilizadores deste veículo de comunicação. Jovens, adultos e crianças gozam dos benefícios da internete. Não obstante, considerando-se a iniquidade de cognitivos e percepções dentre os grupos citados, é assaz importante, principalmente com relação às crianças, ponderar-se acerca do que se vincula na internete.

4. Toda essa “maleabilidade” levante a relevante questão da privacidade. Pelo fato da internete ser irrestrita, faz-se necessário o zelo quanto ao teor da grande maioria dos dados que partilhamos tendo em vista a proteção moral e subjetiva dos usuários, ainda mais quando considerada a grande quantidade de crimes, não apenas virtuais, que se pode incorrer neste meio.

5. Assim sendo, podemos inferir que a internete é um excelente meio de propagação do conhecimento e da interação social, no entanto, é necessário comedimento quanto ao que divulgamos para evitar a exposição pessoal ou alheia. São inegáveis as vantagens e comodismos que oferta a internete e seus recursos, mas há também as desvantagens, porquanto, é primordial mantermos nossa privacidade a salvo, qual também respeitar a particularidade de outrem.

Farias, M. S. “Sociedade virtual”. Março de 2012. http://livredialogo.blogspot.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. Permissões adicionais podem ser obtidas através do contato  discente.farias@gmail.com 

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.