sábado, 20 de julho de 2013

Semana Missionária de Piratini

O Grupo de Jovens de Piratini iniciou suas atividades da Semana Missionária com um momento de oração na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, conduzido pelo pároco-vigário padre Darvan H. da Rosa e pelo pároco assistente Silfredo Hansen.
Posteriormente os jovens foram acolhidos pelos membros da Pastoral da Saúde, a qual realiza um belíssimo trabalho com a comunidade, fornecendo-lhe gratuitamente medicamentos caseiros confeccionados na cozinha da própria Matriz.
Nossas palestrantes, a irmão Mariza e a senhora Sueli, falaram acerca da estrutura de trabalho da Pastoral que se embasa em três eixos principais: solidariedade – para cuidar dos enfermos e de todos aqueles que necessitarem ajuda; serviço comunitário – educação para a saúde e prevenção de doenças; atuação político-institucional – participação nos Conselhos Municipais de saúde (e mesmo do próprio Hospital de Caridade) e na atuação de outras entidades, privadas ou públicas, ligadas ao tema.
Tão logo chegamos deparamo-nos com uma mesa repleta de diversos gêneros de ervas medicinais, às quais fomos devidamente apresentados. Foi-nos dito sobre as propriedades medicinais que possui cada chá, a forma como deve ser confeccionado, onde e como se pode encontrar as ervas medicinais, bem como a posologia adequada. Além disso, a senhora Sueli e a Irmã Mariza ressaltaram o quão sábia é a natureza, pois cada região possui suas próprias cultivares, suas ervas e frutas necessárias à devida manutenção da vida.
Nos medicamentos que confecciona – xaropes; própolis; essências; pomadas; etc. - a Pastoral da Saúde tem o cuidado de sempre empregar um antibiótico (por exemplo, a transagem; violeta-de-jardim; dente-de-leão, etc.), um expectorante (por exemplo, a casca da corticeira), um calmante (por exemplo, folhas de araçá; ameixa-do-pará; maracujá; etc.) e um antialérgico (por exemplo, calêndula; marmelo; casca da paineira; etc.).
Dadas às explicações acerca do serviço da Pastoral e das ervas medicinais, todos nós, devidamente paramentados, colocamos mãos à obra – que melhor forma de aprender, senão essa?!
À tarde, o Grupo de Jovens visitou o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição. De leito em leito, os jovens acompanhados dos padres cantaram e rezaram com os pacientes.
Na noite deste mesmo dia 17 deu-se a Noite Cultural, evento que contou com a participação voluntária de artistas locais e uma ótima apreciação do público – cerca de 300 pessoas. O Grupo de Jovens contou à organização do evento com o auxílio do senhor Jeferson de Almeida – músico local e entusiasta das Artes - e também com o apoio da Erva-mate Gaúcha da Serra; Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo; Prefeitura Municipal e com a ajuda do vereador Sérgio Moacir de Castro, vulgo Serginho. Além, claro, de com todos aqueles que subiram graciosamente ao palco nesta noite.
No dia 18 a manhã iniciou com o momento de oração. Em função de imprevistos a programação vespertina fora suspensa. À noite houve vigília junto ao Santíssimo Sacramento.
No dia 19, pela manhã, houve uma fantástica palestra ministrada pela convidada especial professora Maria Elizabeth Moura Gonçalves, docente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sobre os temas “Trabalho e juventude; conceito de trabalho; oportunidades de trabalho e renda”. Dentre outros muitos aspectos de tais temas, o público pode depreender o quão profundo e importante é a questão do trabalho e do emprego dentro de nossas sociedades, bem como isto afeta aos demais setores sociais; outrossim, observou-se acerca do trabalho e das relações trabalhistas ao longo da História e do mercado laboral, chegando-se em perspectiva ao contexto coevo.
No período da tarde, encerrando as atividades da Semana Missionária de Piratini, houve a celebração da Missa de Envio dos jovens à cidade de Pelotas, celebrada pelo padre Darvan.

Nota:
O Grupo Paroquial de Jovens de Piratini, através do presente, agradece deveras a colaboração recebida direta e indiretamente de todas as pessoas que participaram dos eventos aqui realizados nesta Semana Missionária. Em particular, agradecemos à professora Elizabeth pela sua dedicação e perseverança e a belíssima palestra que ministrou. Também saudamos a Pastoral da Saúde, nas pessoas da irmã Marisa e da senhora Sueli; a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, na pessoa do senhor secretário Fladimir Gonçalves; ao vereador Sérgio M. de Castro; ao Hospital de Caridade, na pessoa de seu diretor Laerte Farias; as empresas de radiodifusão deste município; ao blog Mundo Piratini, na pessoa do senhor Tainã Valadão; ao I.E.E. Ponche Verde, na pessoa de sua diretora, senhora Maria Lúcia Corral; a invernada artística da Escola Agropecuária Alaor Tarouco, na pessoa de sua diretora Simone Lopes; a Cooperativa de Reciclagem de Piratini; aos artistas Jeferson de Almeida; Carla; Adam; Frank; e a todos os demais que subiram ao palco na Noite Cultural.
Certos de contar novamente com vossa cooperação,
Os Jovens.
Uns pelos outros e Deus por todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.