sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Questões de Artes.

   As questões contestadas abaixo apresentadas constituem um trabalho avaliativo realizado no ano pretérito pela professora de Artes. Espero que este material possa ser útil ao leitor de alguma forma.
---------------------------------------------------------------


Arte paleocristã.
   1. Como era a Arte paleocristã ou primitiva, onde era feita e quem a produzia? A Arte paleocristã ou primitiva era volta à religião, representando por via de pictogramas e símbolos a fé cristã. Desenvolveu-se durante o Império Romano, ainda quando tal religião era considerada pagã e, destarde, perseguida. Os seguidores de Cristo reuniam-se nas catacumbas para realizarem seus cultos salvaguardados da perseguição, foi justamente nesses locais que tal Arte principiou.

Esculturas.

   2. Como é a escultura durante toda a Idade Média? Era dominada pelos princípios religiosos, não tinha por fim glorificar a figura humana, assim, não possuía expressão; quase ou nada de movimento. Era em geral talhada em baixo relevo, incorporada à fachada dos prédios ou às paredes. Não tinha proporção ao retratar as figuras humanas, sendo comum observá-las alongadas.
Iluminuras.



   3. O que são as iluminuras? As iluminuras são pinturas de ornato, realizadas minuciosamente nos pergaminhos produzidos em conventos e abadias durante toda a Idade Média. As iluminuras podem apresentar-se nas letras capitulares, ilustrações e demais elementos decorativos desses manuscritos. 




  4. Por que se diz que a Arte medieval era convencional? Diz-se que a Arte medieval era convencional porque acatava as imposições da Igreja, ou seja, era circunscrita ao que determinava a fé, tanto nos temas quanto à forma de produção. Um determinado santo, por exemplo, São Pedro, deveria ser representado sempre, fidedignamente igual, sem alteração alguma (sequer de proporções), para que fosse sempre reconhecido pelos fiéis em qualquer lugar.
Verticalismo.



   5. O que significa o verticalismo na Arte gótica? O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial. 



Vitral.
   6. Que elemento da Arte gótica é responsável pelas paredes luminosas e coloridas? Os vitrais são responsáveis pelas paredes luminosas e coloridas, pois substituíram a pintura mural, sendo compostos a começar de fragmentos de vidro colorido, formando a imagem ou imagens desejada pelo artista.
Essa técnica só foi possível em razão do uso de pilastras ou feixes de colunas, e de uma série de suportes, como arcobotantes e contrafortes que substituíam os muros e paredes compactas e muros espessos das construções (substituídos pelos vitrais). Essa técnica também viabilizou que as construções tivessem proporções maiores, pois dividia e sustentava o peso de paredes e abóbadas pesadas.



   7. Por que se diz que a Arte românica é uma Arte didática? Já que durante a Idade Média, o conhecimento era detido apenas pelo clero, ainda que boa parte deste fosse iletrada assim como a maioria absoluta da população (além do Latim como único idioma oficial da religião Católica), a Arte às paredes dos templos cristãos tinha por finalidade representar as passagens Bíblicas, destarde proporcionando aos fiéis o ensinamento catequético. Assim, diz-se que a Arte no período Românico tinha motivos didáticos. 


Perspectiva hierárquica.

8. Explique o que é perspectiva hierárquica. A perspectiva hierárquica nada mais é do que uma técnica de pintura onde se representa por ordem de tamanho das imagens o grau de importância do indivíduo. Quanto mais elevada sua posição, maior o tamanho de sua imagem em relação aos demais. 




   9. Elabore e responda uma questão sobre a Arte Bizantina. 
        - Aborde sobre a Arte como um todo durante o período Bizantino. 
A Arte nesse período era convencional; estava completamente a emprego de Deus e do Império. Desconhece volume, ou seja, suas pinturas não possuem tons contrastantes que proporcionem ideia de volume; não tem perspectiva, isto é, não possui profundidade; possui demasiadas superfícies planas; magnificência em decoração, sempre ornada com bastantes pedras preciosas, ouro e diversos materiais; possui cores vivas; e claro, sempre com temas religiosos. 
Sua pintura é bidimensional, manifesta-se em miniaturas, iluminuras e imagens, além de grandes obras como mosaicos e pinturas murais.
A escultura tem predileção pelo baixo relevo, mostra-se inclusive em miniaturas em marfim, sendo que as figuras são estilizadas, com muito pouco ou nada de movimento, comumente figuras finas e sem muito sentimento. Utilizavam-se muito do ouro, vidro e marfim.
Na arquitetura a Arte Bizantina desenvolveu-se mais. Suas principais características são as cúpulas e as plantas de cruz grega às igrejas. A planta de cruz grega servia para centralizar corretamente a cúpula, dando-lhe uma melhor sustentação. O atual Museu de Hágia Sophia é um dos maiores exemplos da arquitetura desse período, levou 05 anos para ser construída, com 10.000 homens trabalhando em sua edificação. Tem uma cúpula de 34 metros de diâmetro e altura de 56 metros. Seu interior é ricamente decorado, incluindo mármores diversos e preciosos.


Arte Bizantina.
Arte Bizantina.
Mosaico - Arte Bizantina.

Hágia Sophia.
Complemento da questão 6.


































   Farias, M. S. "Questões de Artes". Setembro de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/
   Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

3 comentários:

  1. Obrigada pela contribuição.Sou professora de Língua Portuguesa, mas trabalho com 12 turmas de Arte...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta página está me ajudando muito!.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho. Também sou professor de Língua Portuguesa e Artes, e posso afirmar que contribuiu bastante e tirou algumas dúvidas à respeito de determinados conceitos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive