domingo, 8 de janeiro de 2012

Jovem, o pilar do porvir.

“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele”. (Jean-Jacques Rousseau).
Há longa data os jovens são observados como o futuro da humanidade, o pilar de mudanças que hão de direcionar os rumos sociais em direção ao pleno. Durante séculos a imagem dos jovens foi deveras valorizada, sendo sua conduta pautada pelos valores da ética, da moral, pelo pudor, comedimento, diligência, equidade e educação.  Quando estudantes tinham por parte da sociedade uma valorização mais acentuada, frisando o valor da educação e do próprio indivíduo qual instrumento de idear uma sociedade melhor.
O jovem sempre teve um relevante papel na história das sociedades, é ele o instrumento de renovação e preservação da espécie do Homo Sapiens, mantenedor de tradições e costumes, de transmitir o legado de seus predecessores. É dele a tarefa de arquitetar o porvir político da sociedade.
Sócrates dizia que o elemento mais importante de um ser humano é seu caráter, destarde, ressalta-se a importância da formação adequada do caráter de um ser juvenil.
“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter”. (Sócrates)
Durante muito tempo as famílias preparavam os jovens para o seu futuro profissional de forma bastante severa, os valores morais, religiosos e outros tantos que regem a vida em sociedade eram legados e praticados com apuro. A educação era elemento primordial da formação do jovem, a exigência de que tivessem um conhecimento erudito e reflexivo assim como um ideal de honra a ser preservado levavam a formação de um caráter agudo, de um indivíduo responsável, determinado e esclarecido.
Ao decorrer da história do Brasil, por exemplo, observamos em várias circunstâncias a atuação, muitas vezes determinante, dos jovens. Podemos citar aqui o movimento das Diretas Já, que ocorreu durante a Ditadura Militar no século pretérito (XX), e o movimento dos “Caras-Pintadas” o qual exigia a deposição do então presidente Collor de Melo, que sofreu inúmeras denúncias de corrupção.
Essas ações denotam a qualidade da formação rígida e do pensamento crítico arduamente trabalhado durante a juventude dessas pessoas que, seguramente, tornaram-se adultos responsáveis. Muito embora, não podemos idealizar seres perfeitos, haja vista que, à política atual, os jovens de outrora, hoje adultos, frequentemente são expostos pela mídia pela ausência de valores éticos e de caráter. Em algum momento durante a transição de uma fase da vida para a outra, ocorre esse corrompimento, quiçá, ocasionado pela ganância, pela avidez desenfreada.
À sociedade contemporânea, a forma qual agem e trajam alguns jovens, ou grupo destes, indigita uma contraposição aos hábitos triviais, impostos pela formalidade social, que há décadas pauta-se por uma moral em tons sóbrios, pudicamente discreta ao agir. Tal comportamento juvenil possui um aspecto de apelo por singularidade e atenção, um meio de dizer: “hei, eu existo!”. Quando não motivados por esse intuito, em tons escuros trajando e maquiando, saem à rua utilizando o corpo e o comportamento numa manifestação de protesto contra conceitos e valores por eles observados como obsoletos
Todavia a formação coeva dos jovens não seja a mesma, tampouco a forma de proceder em relação aos jovens do século passado, sua significância em relação ao futuro perpetua constante.
São os jovens os pilares do futuro das sociedades, porquanto, se faz necessário que estes tenham uma formação educacional, moral, religiosa e política bastante esclarecida, erudita. O pensamento crítico deve ser gravemente trabalhado, uma vez que em nosso presente, se faz tão essencial a capacidade de discernir e refletir sobre tudo o que nos é apresentado. Alguns estudiosos do século passado diziam que homem sem instrução, é um macaco adestrado. Temos de lutar para que enquanto educando o jovem desenvolva seu pensamento político e quede-se longínquo de adequar-se ao apotegma referido.
Atualmente, a conduta de alguns jovens, tais como o desinteresse em sala de aula, condutas um pouco ao limbo da moral, da ética, e a falta de preocupação com o futuro, assim qual um pseudo amadurecimento às vicissitudes da vida, vem preocupando as expectativa de formação de cidadãos coerentes. Não obstante, há uma minoria que se opõe a essas posições, lutando pelo que deseja, mostrando que possui garra e força de vontade. Estuda, previne-se consciente da importância do amor pela vida sem deixar de ser, porém jovem.
Contudo, ainda hoje podemos observar a jovens esclarecidos que lutam pelos seus direitos, por uma sociedade justa, equilibrada, moral e ética. Recentemente, os alunos da diretoria do Grêmio Estudantil Força Jovem, da cidade de Torres, com o apoio dos alunos da escola Jorge Lacerda qual pertencem e de outras escolas, assim como da União dos Estudantes de Torres e de membros da comunidade, e órgãos como o CEPRS Sindicato, a OAB subsecção de Torres auxiliaram os alunos em uma marcha de protesto até o Ministério Público da cidade para encaminhar uma denúncia sobre a Direção da escola referida, solicitando a investigação da conduta desta que, tentou até mesmo, destituir a direção da referida agremiação e extinguir a entidade.
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. (Sêneca).
Os jovens são o futuro da nação, a educação o futuro dos jovens.


         Farias, M. S. "Jovem, o pilar do porvir". Dezembro de 2011. www.livredialogo.blogspot.com
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive