domingo, 29 de janeiro de 2012

Conheces Paloma San Basilio?

Paloma San Basilio é considerada uma das cantoras mais representativas da Hispanoamérica e também do mundo. Nascida em 22 de novembro de 1950, em Madrid, Espanha, proprietária de uma voz incomparavelmente linda, iniciou sua brilhante carreira artística por volta dos 23 anos, quando foi escolhida apresentadora de um programa televisivo. Em 1975, aos 25 anos de idade, Paloma lança seu primeiro LP, intitulado “Sombras”. No ano seguinte grava seu segundo LP, produzido por Bebu Silvetti, nomeado “Donde Vas”.

Em 1978, Paloma lança o LP “En Directo”, gravado no Teatro Monumental de Madrid, cuja música “Beso a beso, dulcemente” foi um de seus maiores sucessos em vários países da América.

Em dezembro de 1980, podemos dizer que Paloma realizou uma façanha, sua atuação no musical “Evita” foi tão esplêndida que não somente expandiu sua fama, como também tornou tal musical mais reverenciado em sua voz do que o original da Broadway. Em muito tempo ninguém havia conseguido brilhar tanto numa atuação a ponto de embotar o brilho de um original da Broadway. Este musical permaneceu em cartaz no Teatro Monumental de Madrid por dois anos. Paloma foi ainda agraciada com o prêmio “ABC de ouro” por sua interpretação na ópera “Evita” em 1981, ano em que também gravou um disco chamado “Ahora”.

Em 21 de junho de 1983, Paloma realizou uma turnê de seis meses pela América Latina e Estados Unidos com a ópera rock “Evita”, conquistando críticas reluzentes e êxito de público em todas as apresentações, isto consagrou Paloma como a mais importante cantora de origem hispânica.

Em 1985 gravou um de seus mais relevantes álbuns, intitulado “En Vivo”, o qual lhe rendeu dois discos de Platino em vários países. Continuou gravando discos que, mais tarde, lhe renderam discos de Platino na Espanha e em outros países. Em 1988, junto ao grupo chileno "Quilapayún”, grava no histórico Anfiteatro Romano de Mérida um concerto, “A sinfonia dos três tempos da América”, do autor Luis Advis.

Paloma San Basilio cantou junto a outros grandes nomes da música como, por exemplo, José Carreras e Plácido Domingo. Com este último gravou no “Miami Arena” um DVD em 1991, que também foi editado em CD intitulado “Por fin Juntos”, este concerto alcançou vendas multimilionárias, teve um público de 16 mil espectadores, considerado uma das maiores conquistas de sua carreira, recebendo premiações em diversos países, além de indicações ao Grammy Latino e ao Grammy de Melhor Álbum.  Participou de um concerto com José Carreras no ano de 1996, na cidade Bogotá, no estádio “El campín”, obtendo um público de mais 30 mil espectadores.

Em janeiro de 2007, Paloma publica um novo álbum, chamado “Inverno Sur”, o qual marca seu ingresso no estilo musical do smooth jazz e também do bolero. Em 2008, em parceria de seu amigo, o renomado maestro Luis Cobos, regente da Orquestra Sinfônica da Europa, lança o CD e DVD “Encantados”.

Ao longo de seus 35 cintilantes anos de carreira, Paloma San Basilio apresentou-se nos mais renomados palcos do mundo, atuou ao lado de grandes nomes da música, sendo possuidora de uma grande versatilidade de estilos, cantando desde música lírica (o que faz divinalmente), até ritmos como jazz. Laçou mais de 30 mil discos, sendo a maioria destes de ouro e platina.

Paloma foi laureada com os títulos mais relevantes do mundo da música e do espetáculo, dentre eles salienta-se:

  • Prêmio Antorcha de Plata, do Festival de Viña del Mar, em 1983 e 1986;
  • Oscar de Ouro da XVI Edição do Ranking Internacional de Prestígio;
  • Prêmio C.E.M.I, em Porto Rico à Melhor Cantora Internacional;
  • Prêmio “Bravo” de Miami (EUA), à Melhor Cantora, 1985, 1989;
  • Prêmio A.C.E, Artista Internacional do Ano de 1985, e em 1989;
  • Chave de Ouro, nas cidades de New Orleáns, Miami e Hialeah (EUA) em 1985;
  • Prêmio America’s Award no “Caesar Palace” de Las Vegas. (1989);
  • ABC de ouro. (1989);
  • Prêmio “Microfone de Ouro 2006”, da Associação R.T.V.E;
  • Membro Honorífico das Artes da Universidade Alcalá de Hernandes de Madrid. (1985);
  • Prêmio Latin Recording Award, em Valladolid. (2006);
  • Grammy a Excelência Musical (em homenagem a toda a sua trajetória artística), no histórico Rainbow Room de New York, concedido pela Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação.


(Este artigo é baseado em informações do site da própria cantora,  http://www.palomasanbasilio.net/)

Farias, M. S. “Conheces Paloma San Basilio?”. Janeiro de 2012. www.livredialogo.blogspot.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. Permissões adicionais podem ser obtidas através do contato discente.farias@gmail.com


Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive