segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ONU na lutra contra a fome.

  Um dos grandes problemas globais que enfrentamos atualmente é a fome. A renda mal distribuída, os efeitos de uma colonização extrativista e escravagista, dentre outros fatores socioeconômicos colaboraram ao longo da história para a triste realidade de muitos países, como, por exemplo, a África, assolada lamentavelmente pela miséria. É difícil e ao mesmo tempo lamentável ver imagens daquele povo sofrido, muitas vezes em condições catatônicas, assolado pela fome.

  Talvez seja na África um dos casos mais sérios de fome, no entanto, outros países sofrem também com esse problema. No Brasil, programas governamentais visam tirar famílias da miséria extrema e garantir que estas possam se alimentar. Seja como for, acredito que seja esse o problema mais grave da humanidade e, que necessita de urgente solução, pois a cada momento falece um indivíduo em algum lugar do mundo por inanição. 

  Vemos tanto dinheiro gasto com futilidades, governantes corruptos ganhando milhões e pessoas morrendo de fome por não ter um centavo; um verdadeiro contraste socioeconômico.
  Recebi certa ocasião um e-mail de uma amiga falando sobre a história de um fotógrafo que foi trabalhar na África e, que em certo momento, antes de retornar ao seu país, presenciou nas proximidades de uma base militar dos Estados Unidos, uma criança africana, raquítica, rastejando rumo à base, possivelmente em busca de ajuda; há alguns metros da criança, havia corvos esperando que ela desfalece-se para se alimentarem. Alguns meses depois que retratou essa cena, o tal fotógrafo entrou em profunda depressão e acabou se suicidando em seu apartamento.

  Por aí e possível, infelizmente, se ter uma ideia da situação em que se encontra essa pobre gente.

  Subjetivamente, rogo a Deus que ampare a essas pessoas que vivem em tão críticas condições e torço para que um dia esse problema acabe.

  Concordo com o escritor lusitano José Saramago que dizia o seguinte: "penso que estamos cegos, cegos que veem, cego que vendo, não veem". Torçamos para que o brasileiro José Graziano da Silva de 61 anos, eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês), faça um bom trabalho nessa lutra contra a fome. 


            Farias, M. S. “ONU na luta contra a fome”. Junho de 2011. www.livredialogo.blogspot.com 
  Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. Permissões adicionais podem ser obtidas através do contato discente.farias@gmail.com


Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

1 comentários:

  1. Olá!

    Realmente a fome é algo terrível que assombra muitos - para não dizer todos- os países do mundo.
    O simples fato de não poder se alimentar é triste.
    Logo a África que sofre por vários motivos: doenças como a AIDS, malária e entre outras, empresas extrativistas, outros países exploradores, conflitos civis, enfim desde o princípio.
    Qual disse o Saramago, as pessoas parecem ter olhos, sim, porém olhos que não veem. Não adianta simplesmente dizer que vão dar um jeito nisso, fazer propagandas, motivações, enfim, para confortar a população mundial. "-Sim, não se preocupe, eles vão fazer alguma coisa!". Infelizmente, na maioria destas vezes não o fazem. Desvios de dinheiro, roubo de doações, corrupção, os erros são inúmeros e há vidas que sofrem com isso, vidas que estão por um fio e que sofrem com isso.
    A Sociedade é cheia de falsos moralistas, cheia de indivíduos que não "veem", de hipocrisia.
    Espero que o brasileiro José Graziano da Silva consiga mesmo realizar um bom trabalho, pois há várias pessoas que dependem disso!
    Parabéns pela postagem, poucos abrem os olhos para isso!

    Saudações!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive