terça-feira, 20 de julho de 2010

A Escola que Queremos:

Ser mais utilizado o Laboratório de Informática.
O professor poderia utilizar o referido laboratório para fixar algum conteúdo ou mesmo desenvolve-lo utilizando de recursos como a internet. Assim o aluno pesquisaria o conteúdo de uma forma mais “atrativa’’, encontraria explicações à suas dúvidas de formas mais detalhadas e mostradas de uma forma mais interativa, como em gráficos ou vídeos. Outra meio de ensino bastante interessante que pode ser desenvolvido na sala de aula informatizada é a utilização de jogos educacionais, desenvolvidos especialmente para determinada disciplina e série. A professora de língua portuguesa, por exemplo, poderia utilizar um jogo há pouco tempo desenvolvido pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, um jogo da reforma ortográfica; uma maneira interativa e divertida de fixar algum conteúdo sobre as novas regras da língua portuguesa. Esses são apenas alguns recursos que a utilização do laboratório de informática oferece tanto ao aluno quanto ao professor.

Laboratório de Ciências.
A existência deste por si só já é importante, mas seu uso tanto pelo professor, como pelo aluno é imprescindível. Como aluno, acho muito importante a existência de um laboratório de ciências, ele é uma boa saída para a rotina do professor e do aluno, que geralmente consiste em passar conteúdo e copiar conteúdo em sala de aula, que geralmente é seguido de exercícios teóricos. Com a existência e a utilização do referido laboratório, a aprendizagem de determinado conteúdo se torna melhor, já que o assunto passa a se tornar mais interessante para o aluno e, você passar a colocar em prática a maioria das coisas que aprendeu em sala. Acredito que com a utilização de um laboratório de ciências, haveria mais interesse dos alunos, já que a aprendizagem se tornaria divertida. O laboratório seria útil para desenvolver conteúdos e melhorar o interesse dos alunos, assim como suas notas.

Conselho de Classe que implique resultados.
Já que nos questionam através do representante da classe, sobre nossa opinião em relação ao funcionamento da escola e sobre nossa visão em relação a como está se dando o trabalho da equipe pedagógica da escola, creio que deveríamos ver surtir algum resultado de nossas sugestões, desde sua negativa ou aprovação.

Atividades Extraclasses.
Creio que seria bom para os alunos se a escola oferecesse atividades extracurriculares, como oficinas, jogos de futebol, grupos de dança, jogos de xadrez, damas etc. Seria além de um bom entretenimento, um meio de os discentes adquirirem de certa forma mais cultura e desenvolverem seu raciocínio além praticarem atividades físicas. Também passariam a compreender melhor o funcionamento da escola. Vocês devem estar se questionando, mas quem supervisionará? Uma alternativa seria pedir a colaboração do Grêmio Estudantil, ou mais uma incumbência para um monitor.

Acesso Integral à Biblioteca: melhor organização e livros mais variados.
Um dos grandes problemas que as escolas têm é a falta de funcionários ou mesmo de pessoas capacitadas à determinada função. Geralmente é muito comum haver falta de bibliotecárias ou bibliotecários, ou mesmo que trabalhem em tempo integral, nos três turnos: manhã, tarde e noite. Também há em muitas escolas a falta de títulos que atraiam os alunos a ler. Em muitos casos, a má organização das bibliotecas colabora para o desinteresse à leitura. E quando não há quem cuide da biblioteca esta se torna inacessível aos alunos. Creio que os órgãos que cuidam das escolas deveriam procurar manter funcionários para esses locais para que estejam sempre em funcionamento, bem organizados e atualizados, e claro incentivar os alunos a lerem. Dessa forma melhoramos não só nosso vocabulário como também achamos um excelente meio de passar o tempo livre.

Mais agilidade da Direção.
Geralmente quando reclamamos de algo à direção, esta leva considerável tempo para realizar a retificação no problema exposto ou mesmo não o faz.
Compreendemos que existem os coordenadores, e os agentes administrativos, entretanto há algumas ações quem tem que partir diretamente da direção da escola, que esta seja tomada pela própria diretora ou uma de suas vices. Precisamos de direções escolares mais ativas que sejam mais participativas dentro da escola, que tenham voz e que se mostrem mais que autoridades, mas sim como pessoas capazes que ocupam o cargo não por que foram eleitos, mas por que são capacitados a fazerem o que fazem. Se, estão onde estão, é por que confiamos nessas pessoas quando as elegemos, e por isso cobramos sua ação dentro da escola. Queremos vê-los trabalhar mais ativamente em prol da melhoria da escola.
Mas também admito que, às vezes, temos que saber reconhecer o trabalho dessas pessoas, e compreender que muitas vezes exigimos delas coisas absurdas fora de seu alcance como diretores, na maioria das escolas é comum que os alunos tenham a pseuda visão de que se a pessoa é diretora da escola pode fazer qualquer coisa, manda em todos os setores. Isso é a visão mais errônea da função de um diretor, há coisas dentro de uma escola que apenas quem é designado a fazê-las pode ter acesso a elas, como é o caso da secretária, já que apenas ela pode trabalhar com os documentos da secretaria, ninguém mais. Ou mesmo como o professor, já que dentro da sala de aula quem tem autonomia é ele e ninguém mais. Então, antes de criticarmos alguém ou seu serviço, temos antes que primeiro ver o que é de sua alçada, o que lhe cabe desenvolver, e ver que dentro da escola há mais funcionários. Não adianta apenas criticar, exigir e cobrarmos ações e resultados se não fazemos nada para melhorar a situação. Ações paliativas de nada adiantam, já que são temporárias.

Quadra fechada.
É comum em dias de chuva que os alunos não tenham aulas práticas de educação física. Em muitos casos, as aulas dessa disciplina são substituídas por outra disciplina - quando o professor falta, quando isso não ocorre passamos a ter nesses dias de quadra molhada aulas teóricas de educação física. Um meio de resolver isso seria a existência de uma quadra fechada para as aulas. Embora pareça uma boa solução, em muitos casos o problema é que a escola não possui recursos financeiros para fazer tal modificação ou então não possui espaço.


Pintura e Reforma do Prédio.
Algumas escolas estão em más condições, outras nem tanto, precisam apenas de alguns reparos. Algumas apresentam algumas deficiências estruturais, como a falta de mobiliário escolar, de salas de aula pintadas e organizadas e, em alguns casos necessitam mesmo é de uma boa reforma do prédio, como a troca de portas e janelas, nivelamento do chão, reconstrução de muros, troca do sistema elétrico, etc. Creio que para resolver tais deficiências das escolas, e disponibilizar melhores condições de ensino ao aluno e de trabalho ao professor e ao funcionário a CRO (Coordenadoria Regional de Obras), deveria fazer uma minuciosa avaliação dos prédios das escolas, e fazer os reparos necessários. Mas não basta apenas revitalizar os prédios é preciso fazer com que os alunos tenham consciência de ajudar a preservar o prédio, para que dessa forma haja melhores condições de ensino.


Acessibilidade para portadores de deficiências.
Faz falta nas escolas, mais recursos de acessibilidade para portadores de deficiências, como rampas ao lado das escadas, já que é praticamente impossível um cadeirante subir escadas sem o auxílio de outra pessoa. E também o acesso aos banheiros. Faz falta que tenha um mobiliário especifico para portadores de deficiências, assim como profissionais capacitados a atenderem alunos portadores de deficiências. Dessa forma as escolas estariam de fato democratizando o ensino público e garantindo aos portadores de deficiências as Leis que as estes assistem.

Refeitório.
Em algumas escolas há necessidade de se implantar um refeitório, para que os alunos possam ter um local mais adequado para lanchar do que a sala de aula, ou mesmo o pátio, o refeitório também auxiliaria no trabalho das merendeiras e na melhor organização da escola. E as escolas que já possuem o refeitório, necessitam de uma ampliação do espaço físico do mesmo, para acomodar de forma mais confortável aos alunos.

Mais Lixeiras no Pátio.
Uma coisa bastante desagradável e muito comum no pátio das escolas é o lixo que muitas vezes é produzido e colocado lá por nós mesmos. Ou então vão parar no pátio levados pelo vento. Uma forma de resolver o problema do lixo nos pátios das escolas é a implantação de mais lixeiras nos pátios, e de preferência auxiliando para com a reciclagem separando o lixo nas lixeiras adequadas.

Os itens aqui expostos e argumentados, foram discutidos e apresentados no 10° Poder Escolar, na mesa redonda a Voz dos Estudantes.

Farias, M. S. "A Escola que Queremos". Julho de 2010. www.livredialogo.blogspot.com
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