quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Criacionismo X evolucionismo: a posição da Igreja.

Há algum tempo, no blog da senhorita Alice, uma das parceiras do Diálogo Livre, havia uma postagem relacionada à fé em torno da qual surgiu um debate. Abaixo minha contribuição à conversa:


"Professo a fé Católica Apostólica Romana, e sempre tive, a princípio, certa dificuldade em compreender certos dogmas - ainda hoje tenho, mas aos poucos os vou compreendendo, à medida que melhor conheço a Igreja. A questão da criação do mundo sempre foi um tanto polêmica. Há muito que a Santa Sé deixou de considerar como verdade suma a respeito desse tema, a interpretação literal do gênese. Existe, naturalmente, dentre nós católicos, aqueles que defendem, ou melhor, que preferem acreditar unicamente no criacionismo, que Deus criou o mundo e todas as coisas em seis dias e no sétimo descansou. Todavia, o Vaticano, pelos estudos de seus doutos teólogos, e pela pessoa de Sua Santidade, entende que, é possível que a teoria do Big Bang e do evolucionismo de Darwin sejam corretas, porém, dentro de uma visão teologal, onde Deus é centro e o criador de tudo. Para a Igreja, a narrativa do gênese é, como posso dizer?, uma narrativa pouco detalhada, algo, talvez, um pouco alegórico, uma breve explicação sobre a criação. Esses seis dias a que se refere, em se tratando de Deus, podem corresponder há milhões, bilhões, trilhões de anos, afinal, o tempo como hoje o conhecemos é uma criação humana; o tempo de/para Deus é outro, Ele é atemporal, havendo assim, a possibilidade da existência da era glacial, da evolução etc., mas tudo feito por Deus segundo a Sua vontade. Não descartamos, entretanto, que Deus possa, simplesmente, ter determinado a criação exatamente como consta em gênese, afinal, sendo Ele a força maior, suma de todo o Universo, tem mais que poder fazer tudo isso. Fica, portanto, a cada católico acreditar na teoria que melhor lhe parece, desde que, Deus seja sempre o centro-criador de tudo.

Eu, subjetivamente, acredito na teoria do Big Bang e do evolucionismo, mas claro, tendo Deus como criador único do Cosmos. Certa vez, li não me recordo onde, que certo cientista teria afirmado que, se Deus não existe e tudo fosse apenas Física, Química e Biologia como dizem alguns cépticos críticos do criacionismo, então nada teria forma exata, afinal, se agrupariam de qualquer maneira; somente uma força maior seria capaz de criar, de forma tão perfeita, o mundo e os seres.

O universo não é um caos ou o resultado do caos. Pelo contrário, ele aparece cada vez mais claramente como uma complexidade ordenada que nos permite, através da análise comparativa e da analogia, passar da especialização para um ponto de vista mais universal e vice-versa. [...] O pensamento cristão tem empregado a analogia não só para a investigação das realidades mundanas, mas também como meio de se elevar da ordem da natureza criada à contemplação do Criador. [...]Estou convencido da necessidade urgente de um diálogo e cooperação permanentes entre os mundos da ciência e da fé, para construir uma cultura de respeito pelo homem, pela dignidade humana e pela liberdade, a bem do futuro da nossa família humana e para um desenvolvimento sustentável, a longo prazo, do nosso planeta.” (Sua Santidade Papa Bento XVI).

"A fé e a razão são as duas asas com as quais o espírito humano alça voo para contemplar a verdade". (Beato Papa João Paulo II).

Apenas para deixar claro: a Igreja não se está contradizendo. Dentro do que nos diz a Bíblia Sagrada, a Santa Igreja concebe, aceita a existência de teorias como a do Big Bang e do evolucionismo, porém, ligadas diretamente à teologia, ao criacionismo, onde Deus é o centro, o criador e verdade suma do Universo, o Todo-Poderoso".

Farias, M. S. "Criacionismo X evolucionismo: a posição da Igreja". Janeiro de 2013. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive