quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

No ano passado decidi que prestaria o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - a fim de adquirir experiência, uma vez que, não havendo concluído o Ensino Médio e, sendo menor de idade, os resultados não me auxiliariam muito, destarde, não dediquei-me a estudar para tal em específico, dedicando-me unicamente às probatórias escolares. Abaixo segue minha redação do ENEM (com ajustes realizados posteriormente). Admito que, como não compreendi muito bem o tema - que considerei confuso e inadequado -  porquanto cri que minha nota não seria boa. Pois que, para minha surpresa, obtive nota 780. 

***

O Brasil possui uma economia ascendente, é rico em recursos naturais e mostrou-se resistente às crises econômicas mais recentes, é, notoriamente, um país profícuo. Muitos estrangeiros com o sonho de furtarem-se à miséria e aos problemas sociais de seus países imigram para o Brasil, ainda que ilegalmente. Desempregados e sem abrigo, acabam por se tornarem parte das camadas mais pobres da sociedade brasileira, todavia, quando empregados, já que muitos possuem qualificações, acabam contribuindo para o desenvolvimento da indústria nacional.

Conforme mostram os textos de apoio à presente, a causa da imigração não apenas de haitianos e bolivianos, como também de indivíduos de outras nacionalidades, cujos países enfrentam problemas socioeconômicos de mesmo gabarito, reside na esperança de que, no Brasil, encontrarão um mercado de trabalho aquecido, carente de profissionais, de trabalhadores e que terão aqui uma vida socioeconômica mais confortável.

Ocorre que, ao chegarem aqui, a grande maioria de forma irregular, deparam-se desempregados e sem abrigo, muitos em condições precárias, afigurando-se como parte de um problema social que Estado busca combater – a miséria. Tão logo toma ciência, a Defesa Civil entra em ação, providenciando mantimentos e abrigos. Parece-me um tanto com a história de Lima Barreto, onde Isaías vai para o Rio de Janeiro cheio de sonhos e esperanças e acaba por vivenciar dificuldade, até que com ajuda amiga consegue emprego.

Como supracitado, muitos desses imigrantes possuem qualificação e também experiência profissional, uma vez inseridos no mercado de trabalho passam a contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil, deixam de ser parte de um problema social para serem agentes da solução, incrementando, inclusive, nossa já tão rica cultura.

Desta maneira, temos que, humanamente, não podemos, enquanto nação democrática, negar auxílio a estes imigrantes, ainda que, o fato de os acolhermos levante a questão de como os imigrantes brasileiros são tratados em outros países, sobretudo, europeus. A solução ao problema da imigração ilegal pode dar-se à luz de um maior controle de nossas fronteiras, ao passo que se adotam medidas que regulamentem a condição dos que já estão em território brasileiro. 

Farias, M. S. "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". Janeiro de 2013. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive