sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cultura e Identidade Cultural.

Geralmente as pessoas costumam associar cultura exclusivamente a grau de estudos, mas, no entanto, ela abrange muito mais que isso. Cultura é tudo aquilo que dá sentido ao mundo que cerca um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos, assim, fazem parte da cultura de um povo, elementos como, a religiosidade, a definição dos valores morais, idioma que falam o grupo étnico a que pertencem à história da sociedade na qual está inserido o indivíduo etc.

Ao longo de nossa vida vamos adquirindo novos conhecimentos e expandindo nossa cultura sobre determinados assuntos, porém, é incoerente dizermos que alguém que não possui os mesmos conhecimentos que nós é inculto, pois como já foi dito, cultura não se resume apenas a conhecimentos, é ela uma rede complexa de elementos que dão significado ao mundo de um indivíduo, composta de diversos elementos e que caracteriza os povos pelo conjunto de fatores que compõe a sua sociedade.

Cada povo tem sua própria cultura, com suas próprias características, isso se chama Identidade Cultural, é o que distingue um povo do outro, por exemplo, no Rio Grande do Sul existem adágios linguísticos que são características do povo gaúcho, assim como a visão de valores morais, a religiosidade, a arte, a culinária, os modos de vestir, pensar e agir dentre outros. Já em outro estado, como, por exemplo, São Paulo, esses elementos culturais possuem outras características.

Por mais que conheçamos e nos moldemos a outras culturas, a nossa identidade cultural permanecerá a mesma, pois ela influencia na nossa formação, seja pelo modo que agimos, seja pelo modo que pensamos.

No entanto, atualmente, contrariando as antigas definições de Identidade Cultural, novos pesquisadores acreditam que seja ela um fator que esteja em natural modificação ao longo dos anos, indo de contra a opinião dos folcloristas que lutam para preservar a sua cultura e para cristalizá-la.  Os novos pesquisadores desse campo acreditam que a junção de esferas culturais acabe resultando na originação de uma nova cultura e de uma nova Identidade Cultural. De fato é o que se observa hoje. A mescla dos povos, com seus costumes e tradições, está a gerar um novo fator cultural e de Identidade Cultural.

O tema Cultura e Identidade Cultural é ainda muito complexo, pois não dependem unicamente de “a” ou “b” fatores, mas de diversos fatores, que se modificam e se agregam ao longo da história a uma determinada sociedade, a uma determinada civilização.

Farias, M.S. "Cultura e Identidade Cultural". Maio de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S. , foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Referências:
http://www.alunosonline.com.br
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org
http://blig.ig.com.br
http://br.answers.yahoo.com
http://mundoeducacao.uol.com.br
Cultura: In: BENTON, William. Enciclopédia Barsa. Rio de janeiro, São Paulo: Encyclopedia Britannica Editores LTDA. 1964 – 1969; p. 47-50, Tomo 5.

3 comentários:

  1. Olá Farias.
    Adorei seu blog,se quiser participar do agregador Teia seria um prazer, seu espaço estará garantido caso queira,é só me dar um toque via comentário.
    Até mais

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive