sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um conto farrapo - Parte II.

No outro dia, conforme combinado, lá estava Cristovam a esperar a dama misteriosa. Exatamente às 15 horas chegou acompanhada de sua mucama a senhorita Clarice de Medeiro, para surpresa do jovem mancebo.

- Chica, vá dar uma volta, disse Clarice à mucama.

- Mas sinhazinha...

- Nada! Vá!

E voltando-se a Cristovam:

- Vejo que recebeu meu bilhete, cavalheiro!

- Por supuesto! Mas em que posso eu ajudá-la, moça? – reagiu Cristovam ainda um pouco embasbacado com tamanha surpresa.

Tomando cuidado para não pôr a nu seus sentimentos, e com o devido recato que cabia as finas damas aquela época, disse-lhe:

- Ouvi-o discursar na Praça da Sé... Fiquei um pouco curiosa em saber se o senhor é um destemido revolucionário ou um idiota que exorta contra o império.

- Ora... Se me chamou aqui para escarnecer-me me voy a lo largo! Disse Cristovam com um pouco irritado.

- Desculpe-me, não foi minha intenção, disse Clarice, na verdade me chamou atenção algumas das ideias que ouvi mais cedo – ou antes, o cavalheiro, mas isso não exporia. São verdade os boatos de que os farroupilhas pretendem tomar a cidade?

- Seu a mandou aqui? Disse Cristovam recuando alguns passos, desconfiado.

- Oh, não, por Deus! Se alguém mais souber que estive por aqui não sei o que será de mim! Meu pai nutre verdadeiro ódio pelos farroupilhas... Estou aqui movida por minha curiosidade, mas vejo ter sido um erro grave... Bom, me vou...

- Espere! - A deteve Cristovam -, O que queres saber?

- O que acontecerá se a cidade for tomada?

- Naturalmente o governo será deposto e iremos transformar Piratiny na capital democrática dos farroupilhas.

- Mas e quanto a minha família, a meu pai é um tente de dragão, o que lhes acontecerá?

- Não somos assassinos sanguinários, nossa intenção não é matar, sequer queríamos esta ímpia e injusta guerra, tudo o que queremos é nossa independência desse império decadente, todavia, não tivemos escolhas, fomos obrigados à luta. Se a guarda se render, não haverá mortos, quem desejar-se unir a causa será bem-vindo, quem não, será preso.

- E quanto às famílias dos homens da guarda que resistirem?

- Nenhum mal lhes ocorrerá.

- Temo por D. Sebastião...

- D. Clarice, veio a mim apenas por isso? Desculpe-me a ousadia, mas é pouco comum... Argumentou Cristovam com certo receio e traços de timidez, esforçando-se por não permitir ao rubor assomar-lhe às faces.

Clarice que já ruborizara pela presença a sós, e muito indecente aos costumes desse tempo, ainda mais vermelha ficou. Tímida e sem saber o que dizer, abaixou a cabeça demonstrando seu constrangimento.

- Ora... Não quis constrangê-la, escuse... Reagiu Cristovam sem jeito.

- Preciso ir agora, não deveria ter vindo... Dizendo isto, Clarice pôs-se em retirada.

- Espere senhorita! Eu não quis... Não foi minha intenção... Era tarde, Clarice e Chica já se ia há alguns metros. Cristovam qual todo aquele que se faz enamorado, se desdobrava de zelos pela amada e, vendo que ainda podia alcançar-lhe para trocar mais algumas palavras sem correr o risco de expor a ambos, saiu em disparada. Ao alcançá-las, tomou Clarice do braço. Neste instante, ficaram frente a frente, próximos, olho a olho, e os sentimentos mútuos se conversaram naquela troca rápida de olhares que a compostura tratou de pôr fim ao fazer-lhes afastarem-se.

- És louco de vires atrás de mim? – disse Clarice em tom repreensivo e um pouco apreensiva.

- Espere um instante, por favor! Na última semana deste mês, eu lhe peço pela Padroeira da cidade, fique em casa. Não saia. Tomaremos a cidade e não quero que nenhum mal lhe possa acontecer. – proferiu Cristovam angustiado, com o coração saindo-lhe pela boca.

- Vamos sinhá! – fez Chica como que arrastando Clarice que ainda estava um pouco surpresa. Sem mais nada falar, as duas foram embora, deixando o rapaz ali parado, a contemplar a beleza de Clarice iluminado pelos raios alaranjados do sol que se punha no horizonte. 


Farias, M.S. "Um conto farrapo - Parte II" Agosto de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima. 

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive