sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Copa do Mundo X Educação.

Taylor, considerado o "pai da administração científica" viveu no início do século passado e diante das condições do operário à época, dizem alguns estudiosos de seu trabalho, que ele teria afirmado que 'o homem sem estudo é como um macaco adestrado' - Taylor nunca foi muito cuidadoso com as palavras. Verdade ou não (que esta frase lhe pertença), este apotegma expressa uma verdade. A educação em nosso país deixa a desejar em múltiplos aspectos, muitos deles por falta de recursos. O revoltante é que, para aumentar 1% que seja no orçamento da educação nossos políticos acham absurdos empecilhos, entram numa burocracia épica; em contrapartida, para autorizar verba trilionária à Copa do Mundo não houve nenhum "mau tempo". A desculpa? Que a Copa trará em turismo e afins, receita correspondente aos investimentos. Curiosamente, especula-se que por ano o turismo no Brasil renda um capital maior do que o esperado durante o evento citado. Mesmo que não rendesse, acho indeglutível tamanho investimento em algo tão fútil enquanto a educação, principal patrimônio de qualquer sociedade, sucumbe.

Durante o Império Romano havia a política "a pão e circo" para "acomodar", digamos assim, a população. Séculos desde a derrocada do Império, essa prática continua em prática pelos governos. Pois é, aqui no Brasil já temos o circo - e estamos construindo mais! Agora só falta o pão para o percentual da população que vive na miséria, sem acesso a educação ou mesmo condições dignas de subsistência.

Até quando nos deixaremos distrair? Até quando futebol terá "mais importância" que educação de verdade - pois nas escolas somos instruídos a um pensamento padronizado, pouco crítico. Muitas vezes, inseridos numa realidade artificial.

Para não deixar um tanto sem nexo a frase de Taylor, citada no introito: o objetivo do governo com tais procederes, parece ser o de criar uma população inteligente o bastante para operar máquinas e obedecer, e burra o suficiente para não pensar, não avaliar criticamente e manifestar-se.



Farias, M. S. “Copa do Mundo X Educação”. Agosto de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Esta obra de Farias, M. S., foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

2 comentários:

  1. Olá Farias
    Se não houvesse desvio de dinheiro em todas as etapas do trajeto em um evento como esse,sobraria dinheiro suficiente para investir em educação por vários anos,triste.
    Post divulgado no Portal teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. se o brasil é um país democrático por que não houve uma eleição para a sociedade decidir se queremos ou não?
    Sabe por que?
    Porque é interesse de poucos e a sociedade não iria permitir.
    A copa deveria sim ser nossa mas em um futuro próspero.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive